Casa é Melhor: Seu canto sempre feliz.

Sem categoria

Entenda a Revolução Farroupilha

19 de setembro de 2019

O 20 de setembro está chegando e, apesar de todo gaúcho estar acostumado com as comemorações que envolvem a data desde que nasceu, nem sempre entendemos realmente as razões pelas quais o período é festivo.

Então nesta semana temos uma grande oportunidade: aprender mais sobre a nossa história!

O estopim da Revolução Farroupilha foi o interesse dos grandes estancieiros e dos charqueadores, que formaram uma economia baseada na produção de charque. No início da década de 30, o governo aliou a cobrança de uma taxa extorsiva sobre o charque gaúcho a incentivos para a importação do importado do Prata. Ao mesmo tempo aumentou a taxa de importação do sal, insumo básico para a fabricação do produto.

Os estancieiros reclamavam que a província era tratada como a “estalagem” do império, servia apenas para guarnecer as fronteiras contra a cobiça espanhola.

Então, a Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução contra o governo imperial na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

A batalha durou cerca de 10 anos e os farrapos ganharam apoio de nomes muito conhecidos, como o o italiano Giuseppe Garibaldi. Entretanto, em 1845 após serem derrotados na batalha dos Porongos, os farrapos começaram as negociações de paz e o Rio Grande do Sul permaneceu parte do império.

logo

Cadastre seu e-mail e receba novidades